sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

LOBISOMEM OU "PORQUISOMEM"




A lenda do lobisomem tem origem na Grécia, mas foi muto difundida por toda Europa recebendo nomes como o Lupe Garoo na França, mas todos com o mesmo cerne: a metamorfose do homem em lobo.
O mundo conhece o lobisomem desta forma, mas aqui no Brasil houve uma junção entre duas lendas.Em algumas regiões o mito do lobisomem se juntou ao do "Vira Porco" ou "porco negro". Esta lenda por sua vez tem sua origem egípcia no mito de Seth. O deus egípcio tinha a habilidade de se transformar em alguns animais, inclusive o porco, sendo que todos tinham a pelagem negra
Existem vários relatos de pessoas que viram a criatura.
Minha mãe conta de um tio que levava produtos agrícolas para vender na cidade, em um carro de boi, e certa vez, quando a lua cheia já se mostrava no céu. As ruas estavam vazias e o tio se aprontava para voltar a sua casa quando ouviu ruídos e grunhidos estranhos e de repente, surgiu em uma esquina um imenso porco negro de presa afiadas e patas enormes, pontiagudas feito garras.
Correu para atacá-lo mas ele se pôs a girar a foice em torno do carro de boi, não deixando a criatura se aproximar. Assim se manteve até a chegada do amanhecer, quando o bicho se foi sem deixar vestígios.
Minha mãe ainda garante que, vê ela não viu, mas já teve provas concretas da existência de tal criatura. Certa noite ela e seus pais ouviram o estalar da mandíbula do bicho e o abanar de suas orelhas gigantescas. Ninguém teve coragem de conferir o que era, mas no dia seguinte, ao irem até a horta, constataram que os canteiros estavam destruídos. O único vestígio do autor de tal feito, eram enormes pegadas na terra fofa. Pareciam patas de porco, mas tinham as pontas afiadas feito garras e estranhos veios no que seria a sola. Todos conheciam as pegadas dos bichos do lugar, mesmo as feras do mato, mas nada era igual ao que viram.
Em pesquisas pela internet, procurei embasamento para lhes contar tais relatos com maior credibilidade e se quiserem saber mais sobre o assunto, sugiro os seguintes sites:


Nenhum comentário:

Postar um comentário